Gama
Pesquisa Pesquisa
Os primeiros estudos sobre ACV realizados pelo GAMA abordaram em sua primeira etapa, a caracterização dos processos e os impactos ambientais gerados por empresas de beneficiamento de jeans desta região. A consolidação destas pesquisas no Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA-UFPE), através do Grupo de Pesquisa de Gestão Avançada - GAMA, ligado ao curso de Engenharia de Produção, mostrou a importância da ACV para o empresariado do agreste pernambucano.
Os estudos relacionados ao APLCAPE mostraram que por trás do setor fabril, existe uma economia diversificada; como o setor da construção civil e o de serviços (público e privado), que possuem diversos problemas ambientais; o despejo de efluentes na bacia hidrográfica do rio Ipojuca e a destinação inadequada de resíduos sólidos. Por estes motivos viu-se a necessidade de ampliar os estudos de ACV em áreas estratégicas da região: Construção Civil, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos e Efluentes.
A pesquisa possui parcerias técnico-científicas com o Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA), o Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade (LEAQ) pertencente ao Departamento de Engenharia Química (DEQ) na UFPE - Recife, a Rede Nacional de Tratamento de Esgotos Descentralizados (RENTED), cuja coordenação local é realizada pelo Profº Dr. Mário Kato do Deptº de Engenharia Civil da UFPE - Recife e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que reconheceu e incluiu GAMA-ACV como uma das Iniciativas Brasileiras em ACV.
Com expansão acelerada da cidade Caruaru e região adjacente, se faz necessário um estudo mais aprofundado dos postos de trabalho existentes no município, sejam estes na construção civil, industrial têxtil ou qualquer outro segmento trabalhista. Busca-se comparar a realidade vivenciada pelos trabalhadores, com os padrões estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras. (NR’s).
Assim, o grupo de pesquisa atua identificando e avaliando o cumprimento das normas, tais como o PPRA(Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais), PCMSO( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), PPR ( Programa de Proteção Respiratório) e tantos outros programas de saúde e segurança.
Estes pontos são necessários para que seja realizado um trabalho educativo nas empresas, contribuindo na conscientização por parte dos empregadores e seus colaboradores, sobre a importância do tema abordado. Logo aciona-se um alerta para os perigos existentes no ambiente de trabalho e ensina como evitá-los.
Portanto, o grupo tem como objetivo a realização pesquisas a fim da publicação das mesmas em congressos e revistas, tendo o propósito de transmitir informações sobre a atual situação da segurança e saúde do trabalho na cidade de Caruaru-PE, e suas possíveis melhorias.
É umas das áreas de pesquisa do GAMA, dentro dela, há quatro projetos: contaminantes emergentes, corantes, ozônio e ETE piloto.
Contaminantes emergentes: esse projeto consiste em identificar uma classe de micropoluentes chamada de contaminantes emergentes, que são nocivos tanto a vida humana quanto a de animais, como também realizar processos para retirada dos mesmos em efluentes, já que em pesquisas anteriores estes foram encontrados em reservatórios de água para abastecimento humano.
Corantes: dado que, na cidade em que a UFPE é localizada e nas cidades circunvizinhas o índice de empresas de lavanderia de jeans é altíssimo, a poluição nas águas devido ao descarte incorreto de efluentes com corantes é muito grande. Sendo assim, esse projeto tem por intuito realizar a degradação de corantes, que também são uma classe de micropoluentes e são nocivos a vida.
Ozônio: esse projeto tem por objetivo o uso de um novo processo para lavagem de jeans utilizando o gás ozônio, ao invés do processo convencional que utiliza bastante água. É muito importante dado a preocupação com o meio ambiente e os altos índices de seca na região do agreste.
ETE piloto: A ETE piloto é um projeto que busca montar de forma otimizada uma estação de tratamento de efluentes para empresas de lavanderia de jeans, utilizando os métodos que são pesquisados no projeto de corantes.