Departamento de Engenharia Mecânica - DEMEC
O Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) da UFPE iniciou suas atividades em janeiro de 1969, oriundo do Departamento de Engenharia Civil. O DEMEC atua na pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo e difundindo tecnologia atualizada nas áreas de Materiais e Fabricação, Mecatrônica, Metrologia, Projetos Mecânicos, Sistemas Automotivos, Sistemas Industriais Metal-Mecânicos, Sistemas Navais e Offshore e Sistemas Térmicos .
O DEMEC tem como missão formar engenheiros qualificados, socialmente responsáveis em: Concepção e análise da viabilidade de empreendimentos, projetos de sistemas, planejamento, execução e manutenção dos sistemas e serviços relativos às suas três áreas de atuação: Engenharia de Materiais e Fabricação, Engenharia Mecânica e Engenharia Naval.
O DEMEC abriga hoje três cursos de Bacharelado em Engenharia: Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Engenharia Naval, além do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica (PPGEM, Mestrado e Doutorado) sendo responsável também por um setor do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Engenharia Aeroespacial (PPGEA), um programa de Pós-graduação em rede. Adicionalmente, vários cursos Lato Sensu e de Especialização que são oferecidos periodicamente.
O corpo docente do permanente do DEMEC é constituído de mais de sessenta professores efetivos, a maioria com doutorado, além de um grupo variável de professores visitantes, bolsistas DCR/CNPq, bolsistas Profix/CNPq e professores substitutos, sendo responsáveis por 90% das disciplinas do Ciclo Profissional dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Naval. O DEMEC atende também às disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia Cartográfica, Engenharia Elétrica/Eletrônica Engenharia de Energia e Química Industrial.
Os professores que atuam no Programa de Pós Graduação da Engenharia Mecânica (PPGEM) realizaram seus doutorados em diversificadas instituições estrangeiras e nacionais de reconhecimento internacional. A integração entre a Graduação e a Pós-graduação se destaca pela atuação de seus professores nos cursos oferecidos e pela participação dos alunos de Iniciação Científica nas pesquisas desenvolvidas.