Curso de Pedagogia - Licenciatura (CE)
TCC TCC
2021.1
2019.1
- Prática de leitura literária na educação infantil - Maria Aparecida Mendes de Araújo; Maria Severiana de Albuquerque; Telma Ferraz Leal
- O corpo e o movimento na educação infantil: um estudo em creches e pré escolas da rede municipal de Recife- PE - Agnes Cristhini Rodrigues de Araújo; Klébia Maria Rodrigues da Silva; Michelle Beltrão Soares; Alice Botler
- Afetividade no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: relevância para os processos de aprendizagem - Beatriz Lopes de Azevedo; Elisângela Maria de Oliveira; Lúcia Maria Caraúbas
- Direito à educação infantil: Um estudo sobre os impactos do programa proinfância no município de Recife - Marcela Pires Barbosa; Alice Botler
- Plano municipal de educação de Camaragibe: sentidos atribuídos à gestão educacional - Elisama de Lima Bezerra; Priscilla Carolina Lopes da Costa; Danyela Jakelyne Lucas Gomes; Alice Botler
- O brincar e suas implicações no processo de aprendizagem na educação infantil - Edilene dos Santos Dantas; Maria Mayara Araújo da Costa; Sintiane Maria Santos da Silva; Lúcia Maria Caraúbas
- Avaliações diagnóstica e formativa no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética - Paula Tamires Gomes Domingos; Rafaela de Luna da Silva; Alice Botler
- Compreensão de textos em alunos surdos bilíngues: um estudo de caso - Maria Priscila do Nascimento Fontes; Natália Santana Fraemann Matos; Leidy Johana Peralta Marín; José Arnor de Lima Júnior
- Como o bullying é enfrentado em uma escola pública do ensino fundamental na cidade do Recife: um estudo de caso - Raimunda Maria Ribeiro Guida; Tarciana Maria de Melo e Silva Barbosa; Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa
- Impactos da violência escolar na vida dos professores: estudo de caso - Bruna Lapa Bezerra de Melo; Deborah Maria Gonçalves Campos; Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa
- A prática pedagógica do AEE para a educação do aluno com deficiência: estudo a partir de uma escola de referência da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes - Alcides Marttorely de Santana Messias; Clarissa Martins de Araújo
- Atuação do conselho escolar: implicações na evasão - Karina Santos do Nascimento; Alice Happ Botler
- Projeto plataforma rumo a UFPE/Colégio de Aplicação: metas, objetivos alcançados e impactos para gestão escolar - Cinthían Santos do Nascimento; Ezilda Josefa de Santana; Viviane Alves de Lima Silva; Alice Happ Botler
- Bullying entre estudantes de pedagogia: como lidar com essa realidade - Lusane Cássia de Souza Nery; Ana Márcia Luna Monteiro; Alice Happ Botler
- O trabalho de orientação familiar na estimulação precoce em crianças com microcefalia e seu ingresso na educação infantil - Raquel Batista da Silva Oliveira; Tícia Ferro
- A PEC 55 bateu na minha porta e eu ocupei! Um estudo sobre os processos formativos nos espaços de socialização política - Emmanuele de Nazareth Duarte Oliveira; Daniela Maria Ferreira; Alice Happ Botler
- Jovens de ensino médio e os dilemas de suas escolhas profissionais - Mariah Goreth Freitas Vaz de Oliveira; Jaileila de Araújo Menezes
- Inclusão de crianças surdas dos anos iniciais do ensino fundamental - Larissa Evelin da Conceição Pereira; Wilma Pastor de Andrade Sousa
- Família e escola na inclusão escolar da criança com autismo: indefinição de papéis - Débora Silva dos Santos; Josane Priscila Oliveira de Albuquerque Galiza; Julia Calheiros Cartela de Araújo
- O uso do smartphone para criação de estratégias didáticas por estudantes de pedagogia: possibilidades e limites - Adryelly Alessandra Brito da Silva; Renata Brainer Ferreira; Alice Botler
- A prática docente no ensino superior para a formação dos alunos com deficiência: um estudo a partir da Universidade Federal de Pernambuco - Maria Daysiane Lima da Silva; Clarissa Araújo Martins
- A avaliação da aprendizagem: concepções de professoras da educação infantil do município do Paulista – PE - Adrielli Alessandra Albuquerque de Santana Souza; Bianca Carina Silva de Andrade; Luanna Maria Delfino; Michelle Beltrão Soares
- Vozes de mulheres de meia idade: desafios e enfrentamento no processo de inserção no ensino superior - Brenda Tomé Mota de Souza; Maria Iraní de Freitas Santos; Marta Maria Araújo dos Santos; Ana Márcia Luna Monteiro
- Enfrentamento da vulnerabilidade social na escola: uma análise a partir dos projetos políticos pedagógicos - Brysa Yasmin Cabral Dias; Natália Jimena da Silva Aguiar; Ana Lúcia Borba de Arruda
- A inclusão de crianças surdas sob a ótica de professoras da educação infantil no município de Camaragibe - PE - Bianca Renata Ferreira da Silva; Michelle Beltrão Soares
- “Que mulher é essa?”: Representações sociais do ser mulher construídas por crianças - Alanna Tuylla Dantas Figueiredo; Laêda Bezerra Machado
- Mediação de leitura com livros de imagem na Educação Infantil - Alane Kelly Santos Medeiros; Ana Carolina Perrusi A. Brandão
- Narrativas de estagiários de graduação em pedagogia com pais de crianças sobre suas interações na Educação Infantil - Carla Catarina de Lima França; Maria Sandra Montenegro Silva Leão
- Atuação da coordenadora pedagógica em instituições de Educação Infantil - Elaine Lopes da Silva França; Laêda Bezerra Machado
- Literatura infantil: contribuições e incentivo da família e da escola para formação do aluno como leitor de literatura - Iasmin Rhayzza da Silva Luna; Jessica Silva dos Santos; Ester Calland de Sousa Rosa
- Educação e enfrentamento: positivando olhares para o movimento hip hop - Letícia Souza Santos; Jaileila de Araújo Menezes
- Representações de gênero na publicidade para a infância enquanto pedagogia cultural - Lígia Cavalcanti Caldas; Rosângela Tenório de Carvalho
- Vale a pena ser professor(a) hoje? O que dizem os estudantes do curso de Pedagogia - Jessyca Paula Marques de Melo; Fatima Maria Leite Cruz
- Práticas de leitura literária com bebês no CMEI Professor Paulo Rosas - Lourdiana Clécia Leite da Silva Ferreira; Ester Calland de Sousa Rosa
- A implementação da lei nº 10.639/2003 e o processo de afirmação da identidade de estudantes negras na prática pedagógica de uma escola municipal de Olinda – PE - Allyne Valentim da Silva; Raphael Barros de Santana; Maria da Conceição dos Reis
- A “Escola sem partido” nas representações sociais de professores do ensino médio - Mayara Corrêa da Silva; Laêda Bezerra Machado
2018.2
- A inclusão do aluno com microcefalia decorrente do zika vírus na primeira etapa da educação infantil: uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades - Mayara Fonseca Rodrigues da Silva; Rejane Karla de Moura Alves; Rafaella Asfora Lima
- Mediação docente na alfabetização do aluno com TEA: um olhar sobre as estratégias pedagógicas na produção do texto escrito - Shirlene Maria de Andrade; Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Brasília Teimosa bairro educador: contribuições da educação não formal ao processo de escolarização de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental - Bruno Alison dos Santos; Eleta de Carvalho Freire
- Reflexões em torno das narrativas das professoras sobre si: a subalternidade do ensinar - Isabella Júlia Santana da Silva; Rafaela Soares Celestino
- Pedagogia decolonial – KANTEATRO: prática de uma educação antirracista - Lucione Santiago Gallindo; Auxiliadora Maria Martins da Silva
- A prática docente para inclusão do aluno surdo nos anos iniciais: uma análise da perspectivia inclusiva e bilíngue - Juliana Gomes da Silva; Joyce Kelly Almeida da Silva; Antonio Carlos Cardoso
- As concepções de sexualidade d@s alun@s do curso de pedagogia da UFPE - Tayná de Aguiar Roma; Aurino Lima Ferreira
- O papel do Programa Bolsa Família na vida das famílias negras - Suzana Pereira de Lucena; Auxiliadora Maria Martins da Silva
- Torna-te quem és: como professores do Centro de Educação da UFPE narram o seu processo de torna-se quem são - Bruna Mércia de Melo; Karina Miriam da Cruz Valença Alves
- A visão dos gestores escolares sobre o programa mais educação - Daniela Keyla Gomes da Silva; Marcone Pereira de Carvalho; Ester Calland de Sousa Rosa
2017.2
2017.1
- Algoritmos da multiplicação e divisão no 5° ano do ensino fundamental: análise de livros didáticos nas estruturas multiplicativas - Gérzica Ferreira Carneiro, Lucivania Gomes de Lima, Julia Calheiros Cartela de Araújo
- Não é tão incerto, mas também não é certo: Perspectivas de futuro de jovens participantes de uma Instituição social de Jovem Aprendiz -Thialy Thaís da Silva, Maria Emília Lins e Silva
- A afetividade e aprendizagem na educação infantil: o que dizem as professoras - Luzineide Maria da Silva Santos Lúcia Maria Caraúbas
- A temática étnico-racial e o processo de construção de identidade de estudantes negras no curso de pedagogia da UFPE - Ednar Rosa Lima da Silva, Maria da Conceição dos Reis
- Os usos de recursos e de materiais didáticos no ensino da leitura e da escrita: concepções e práticas de uma professora da educação infantil - Maria Selma Oliveira Vasconcelos, Sirlene Barbosa de Souza
- A educação de jovens e adultos e o uso das salas de recursos multifuncionais em escolas municipais de Olinda: uma aproximação entre o legal e o real - Elisabeth Donisete de Gois Sena, Márcia Regina Barbosa
- Produção de textos escritos na EJA: O que propõem os livros didáticos aprovados no PNLD-EJA 2014-2016? - Anselmo Francisco Teodoro, Estefane Dias da Silva Viana, Leila Brito de Amorim
- A prática pedagógica no âmbito hospitalar, em um hospital na cidade do Recife - Viviane França Lins, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
- Os desenhos de uma criança da escolinha de artes do Recife, o olhar artístico em meio às imagens cinematográficas e às séries televisivas - Maisa Gomes Sobral, Márcia Regina Barbosa
- Estrutura infantil e práticas de uma escola de Recife - July Kelly Berto, Keila Maria da Silva, Ester C. De S. Rosa
- A escolha dos estabelecimentos de ensino, no ensino básico - Flávia Alves Ferreira Daniela Maria Ferreira
- Jogos digitais como recurso didático para sujeitos aprendizes no transtorno do espectro autista (TEA) -Daniela Santos Alves de Lima, Rafaella Asfora Lima
- Alfabetização e educação infantil: quais são as expectativas dos pais? - Cibelle Joicy Cabral dos Santos, Tarciana Pereira da Silva Almeida
- Mídias e brincadeiras de crianças de 4 a 5 anos: o que os pais têm a dizer - Ana Celina Carvalho de Araújo da Hora, Luana Gomes da Silva, Zélia Granja Porto
- Docência e TDIC’S: Um estudo de caso com professores da UFPE - Amanda Caroline Marques da Cunha, Cyntia dos Santos Nery, Sérgio Abranches
- “Tio, ela é menina: Invisibilização das questões de gênero e sexualidade no plano municipal de educação da cidade de Recife e os impactos na prática docente - Anderson da Mata e Souza, Jéssica do Nascimento Silva, Jaileila de Araújo Menezes
- Conceito de Paisagem na utilização de alunos/as da EJA - Alkeires de Freitas Tavares, Nadja Erika Santos Felipe de Oliveira, Daniel Vater de Almeida
- A contribuição da disciplina sexualidade e educação para a formação dos estudantes do curso de pedagogia da universidade federal de Pernambuco - Katiane Porto, Jaileila de Araújo Menezes
- A contribuição da educação não formal na vida de jovens e adolescentes a partir da sua inserção na ONG/Movimento Social e cultural cores do amanhã - Karlayne Amanda Costa dos Santos, Veruska de Souza Neres Nebbering, Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira
- A temática identidade de gênero na prática pedagógica de uma escola na cidade do Recife - Jessica Manabe Rufino, Suzana Ferreira de Lima, Maria da Conceição dos Reis
- A prática pedagógica com estudantes surdos na educação infantil: desafios e tendência - Jacilene Albuquerque Silva, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- A influência da história de vida de professores negras na sua prática pedagógica - Edilce Maria Dionizia de Oliveira, Herlane Victor do N. Ferreira, Maria da Conceição dos Reis
2016.2
- Práticas de leitura na alfabetização: o que fazem as professoras e o que dizem as crianças - Danúbia Carmo da Silva, Jéssica de Oliveira Nascimento, Andréa Tereza Brito Ferreira
- A relação entre a Libras e o processo de ensino e aprendizagem de estudantes Surdos nas salas regulares bilíngues da rede municipal do Recife - Irany Cristina Gonçalves da Silva, Jaciara Maria do Nascimento Silva, Maria Goretti dos Santos Lima, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- Reflexões em torno das expectativas curriculares: o que desejam estudantes e docentes do ensino fundamental 1 - Priscylla Karollyne Gomes Dias, Karina Mirian da Cruz Valença Alves
- A inclusão do estudante surdo no contexto da educação bilíngue - Tatyanne Soares Sá Ferreira, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- Sentidos do recreio escolar na voz das crianças na educação infantil - Maria Clara da Silva Fragoso, Zélia Granja Porto
- Avaliação da escrita na educação infantil: um olhar crítico nos critérios, instrumentos e formas de registros utilizados pela professora durante o processo avaliativo - Maria Ubiracilda Fernandes de Melo Silva, Mayara Mércia dos Santos Lima, Magna do Carmo Silva Cruz
- Resolução de problemas com gráficos de barras por duplas de alunos do 4º ano: analisando padrões de interação e estratégias - Enedino Veríssimo de Sousa Junior, Nathália Thaís Silva de Melo, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
- O ensino da matemática e a formação de professores no curso de pedagogia da UFPE - Lucivância Vaz de Oliveira , Adriana Maria dos Anjos
- O processo educativo do movimento social encrespa geral - Ellis Cristine Oliveira Alves, Auxiliadora Maria Martins da Silva
- A vivência do teatro numa prática pedagógica em espaço não escolar - Cristiane Maria da Conceição, Elizabeth Cristina Santos Portela, Mitz Helena de Souza Santos
- Alfabetização e letramento: concepção e prática docente no ensino da língua escrita - Isabela Gabriela do Nascimento Rodrigues, Sirlene Barbosa de Souza
- Estudantes com deficiências: desafios enfrentados por professoras da EJA no trabalho pedagógico para o processo de inclusão - Givanilda Maria Lopes, Vívian Carla Wanderley, Dayse Cabral de Moura
- A radicalização da escola enquanto empresa: uma análise crítica do sistema apostilado líder em mim -Paulo Ricardo Pereira, Gildemarks Costa e Silva
- Práticas pedagógicas facilitadoras da aprendizagem de crianças com TDAH - Ana Cláudia Maria de Oliveira, Dayana Priscila Dantas da Silva Lima, Ticia Cassiany Ferro Cavalcanti
- Caminhos para a apropriação do sistema de escrita alfabética de uma criança no transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso - Alexsandra Ramos da Silva, Juliana Maria Barros, Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima, Ana Claudia Prazeres F. Cavalcanti de Albuquerque
- Geometria: Corpo e movimento na educação infantil - Laila Bruna Silva de Albuquerque, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa
- O coordenador pedagógico e seu papel dialógico no contexto escolar: o que dizem os docentes - Elizângela Cardoso dos Santos, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
- Conhecimentos conceituais e pedagógicos de professores sobre estruturas multiplicativas nos anos iniciais do ensino fundamental - Camila Albino de Andrade, Magali Silva do Sacramento Cardoso, Rosinalda Aurora de Melo Teles
- O atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais em duas salas da rede municipal do recife na percepção das professoras do AEE - Maria Zildelaine de Queiroz Santos, Rozeli de Farias, Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
2016.1
- O ensino da língua portuguesa escrita, como L2, para estudantes surdos no 5º ano do ensino fundamental - Thaislane Maria Freitas da Silva, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- A interação família-escola para a promoção da leitura em uma instituição pública com princípios democráticos - Liliane Karuline da Silva Santos, Marcos Vinicius Costa Abdalla, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Uma análise do conceito de alimentação saudável no documento “Guia Alimentar para a população brasileira” - Patrícia Soares da Silva Lima, Petronildo Bezerra
- Era uma vez transexuais na escola: da rejeição à luta - Tássia Maria Barbosa da Silva, Aurino Lima Ferreira
- Contos de fadas e fábulas e sua relação com o imaginário infantil: um olhar de professores da educação infantil - Maria de Lourdes Oliveira, Sunia Regina Terra de Moura, Ester Calland de Sousa Rosa
- Análise da proposta de educação para surdos: um estudo realizado em salas bilíngues das escolas municipais do Recife - José Roniero Diodato, Wilma Pastor de Andrade Souza
- Análise da proposta curricular da rede municipal do Recife: Lei 10639/2003 e a prática docente - Natália Pontes Costa, Renata Priscila Gomes da Silva, Auxiliadora Maria Martins da Silva
- Grandezas e medidas: um estudo sobre a aprendizagem da relação entre área e perímetro no 4º ano do ensino fundamental - Luziana Gomes do Prado Leite, Rosinalda Aurora de Melo Teles
- Movimentos sociais e educação: o que pensam os professores militantes no campo de lutas em defesa da educação pública, sobre a atuação no Sintepe? - Thays de Oliveira Santos, Alexandre Simão de Freitas
- Formação humana e ressocialização de adolescentes em conflito com a lei: um estudo no centro de atendimento socioeducativo (CASE) de Jaboatão dos Guararapes - Jacilene Alves Bragança, Luciana Correia de Albuquerque, Alexandre Simão de Freitas
- Música na educação infantil e o projeto palavra cantada - Isabelle Cristine Ferreira, Maria Dayane Oliveira da Silva, Zélia Porto Granja
- História(as) do recife na literatura de cordel com alunos da educação de jovens e adultos - Maria Célia Ferreira Gueiros, Maria Franciedi Sousa Lima, Eleta Carvalho Freire
- A percepção do conceito de alteridade por professores em formação: um estudo junto aos estudantes do curso de pedagogia da UFPE - Lenira Carla Silva de Lemos, Suzana Pereira Temudo, Alexandre Simão de Freitas
- O ensino da arte na educação de jovens e adultos: pressupostos curriculares e práticas pedagógica nas escolas da Rede municipal do Recife - Gilmere Lopes da Silva, Ângela do Carmo Silva, Itacir Marques da Luz
- A influência das mães ativistas negras na prática pedagógica da escola e o processo de construção da identidade negra - Luciana Cristine da Silva Xavier, Julia Lins Rodrigues, Maria da Conceição dos Reis
- A escola e o projeto de vida da juventude do ensino médio de uma escola da rede estadual de educação do município do Paulista (PE) - Amanda Felix, Ramon de Oliveira
- A representação social da educação de jovens e adultos a partir do olhar dos educandos desta modalidade - Cláudia Fernanda da Silva, Maria de Fátima Bezerra Cruz, Rejane Dias da Silva
- Os significados da relação família-escola na educação infantil: o que dizem os pais e equipe pedagógica - Danielle Francisca de Santana, Ana Márcia Luna Monteiro
- - Tira esse fuá da minha frente! Cultura africana e afro brasileira: um olhar na educação infantil da rede municipal de ensino do Recife - Flavia Priscila Pereira Paulino de Souza, Larissa Rodrigues de Paula, Auxiliadora Maria Martins da Silva
- Os significados das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores do curso de pedagogia da UFPE - Jéssika Estrêla, Clarissa Martins de Araújo
- Educação não formal e protagonismo juvenil: uma análise da pedagogia da presença na formação de jovens em situação de vulnerabilidade e violação de direitos - Júlio César da Silva Conrado, Maria Eliza de Melo Silva, Alexandre Simão de Freitas
- Propostas avaliativas para a leitura presentes nas coleções de alfabetização aprovadas na PNLD (2007 a 2013) - Lyvia Gabrielle da Silva, Magna do Carmo Silva Cruz
- A prática pedagógica na escola no atendimento às crianças com deficiência: o papel do acompanhante na educação desse alunado - Maria Leandra de Siqueira Ferreira, Sheyla Alves Xavier, Clarissa Martins de Araújo
- Usar tecnologias em educação de jovens e adultos ou não usar: Eis a questão! - Narelly Rodrigues Ferreira, Roberta Florência Alves, Maria Auxiliadora Padilha
- A mediação pedagógica do(a) professor(a) da educação infantil no contexto do uso da mesa educacional alfabeto na rede municipal da cidade do Recife - Danielle Pinheiro Correia da Rocha, Maria Eleciana Gomes Ferreira Chaves, Zélia Granja Porto
- Interação por meio de objetos: investigando bebês de uma creche municipal do Recife - Kariny Michelly Silva de Oliveira, Priscila Amâncio de Aquino, Dilian da Rocha Cordeiro
- O que dizem as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em relação à biblioteca escolar - Lis de Gusmão Lino, Mônica de Moraes Oliveira, Juliana de Melo Lima
- Rotina na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil: O que dizem os professores? - Sandra Maria de Oliveira, Rafaella Asfora Lima
- Um mapeamento sobre o uso das temáticas de educação, pobreza e desigualdade social nos trabalhos publicados em periódicos nacionais no âmbito educacional de (2005-2015). - Maria Otaci de Lima, Rosineide Maria Martins dos Santos, Ana Lúcia Borba de Arruda
- Os desafios da aprendizagem da leitura nos anos iniciais, o que pensam as crianças - Maria Pastora Araújo Queiroz, Zeneide dos Santos Nascimento, Andrea Tereza Brito
- O estágio não curricular do curso de pedagogia da UFPE: O que dizem as estudantes? - Adriana Santos do Nascimento, Ana Cláudia do Nascimento, Emília Lins
- Influências da relação professor-aluno nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças do ciclo de alfabetização - Gilberto Café de Matos, Eleta de Carvalho Freire
- Contação de histórias: práticas pedagógicas na educação infantil - Kleythiana Thaís da Silva Schelling, Itamires Victor do Nascimento, Ester Calland de Sousa Rosa
2015.2
- O Projeto Político Pedagógico e a vivência da gestão escolar democrática - Abel Rodrigues da Silva, Eliete Santiago
- O ensino da oralidade em salas mutisseriadas no ciclo de alfabetização de uma escola rural em Jaboatão dos Guararapes – PE - Adriane Soares de Barros, Juliana da Cunha Sampaio
- Mais sobre perplexidade do que sobre certezas experiências e sentidos de alunos concluintes e egressos do curso de Pedagogia da UFPE - Aline Jessica da Silva, Marcella Cristiana de Vasconcelos Moreira, Ana Márcia Luna Monteiro
- A contação da história para a criança surda no ciclo de alfabetização - Alkeires Joseane de Souza, Thâmara Karla Pereira Lima, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- A educação em direitos humanos na UFPE: o olhar de professores e alunos do curso de pedagogia - Amanda Alves Silva, Pollyana Tereza Tavares Bezerra, Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira
- O brincar no combate à violência escolar: uma experiência na educação infantil - Ana Cláudia Xavier, Thamyres de Carvalho Vale, Ana Márcia Luna Monteiro
- Socioeducandos e Ressocialização: Uma análise do olhar do pedagogo e do agente socioeducativo na FUNASE Unidade - CASE Jaboatão dos Guararapes - Anderson Henrique Monte da Silva, Daniel Alvares Rodrigues
- A concepção dos gestores e professores sobre a Ana e a sua contribuição para a avaliação da aprendizagem e para a organização do ciclo de alfabetização - Andreza de Santana Taveira, Sara Leite de Souza, Magna do Carmo Silva Cruz
- Percepções parentais da superproteção na educação infantil - Anilma Barreto Cavalcanti, Silvania Jesuina Gomes da Silva, Zélia Granja Porto
- O jogo como recurso didático metodológico na alfabetização da criança surda - Ariane Santos Anunciação, Isadora Paolla Tabosa do Nascimento, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- Inclusão de Estudantes com o Transtorno do Espectro Autista: Um estudo sobre o atendimento em uma escola pública municipal da cidade de Abreu e Lima - Christiany Ferreira de Almeida Pereira, Kardinalle da Cruz, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Atividades de apropriação do SEA em livro didático do PNLD/campo com base nos direitos de aprendizagem e o respeito à heterogeneidade - Cleide Alexandre Aguiar, Carolina Figueiredo de Sá
- Práticas pedagógicas inclusivas com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil - Cleonice Aparecida da Silva, Rosimeri Arruda Silva, Rafaella Asfora
- (IN)Satisfação na relação do professor/aluno e objeto de conhecimento - Dayanna A. do Nascimento, Maria Núbia S. Dos Santos, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- A avaliação da escrita alfabética no 1º ano do ciclo de alfabetização: o que dizem os documentos oficiais e as professoras sobre a avaliação da apropriação da escrita alfabética? - Diene Ferreira de Andrade, Jéssica Stefhanie de Macêdo Almeida, Magna do Carmo Silva Cruz
- O papel da formação continuada do professor itinerante da Rede Municipal de Ensino do Paulista na constituição de escolas inclusivas - Drielli Cavalcanti dos Santos, Ludemil França da Silva Castilho, Clarissa Martins de Araújo
- Identidade e formação: Discursos sobre o Pedagogo frente aos espaços não formais de atuação profissional - Fabiana Maria Silva de Lima, Ana Paula Rufino dos Santos
- O uso de jogos como recurso didático para alfabetização de estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA) - Flaviane Karine Albuquerque de Moura, Katiane Leôncio da Silva, Rafaella Asfora Lima
- A formação continuada nos anos iniciais e a educação de alunos com deficiência: um estudo a partir do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa – PNAIC - Gerusa da Silva, Clarissa Martins Araújo
- Currículo de pedagogia e as entidades profissionais do pedagogo: olhares e perspectivas dos estudantes - Géssica Rafaelly Silva, Thamyris Mariana Camarote Mandu
- Gestão escolar: dilemas entre as políticas gerencialistas e a autonomia na prática gestora - Gueroliny Ruany Uchôa Dias, Alice Miriam Happ Botler
- A importância das interações afetivas entre professor e alunos do 1º ano do ensino fundamental - Jacqueline da Silva, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Contribuições da abordagem holística para a educação: um olhar sobre a integralidade - Jemima Matias Maia, Tatiana Cristina dos S. de Araújo
- Um estudo sobre o algoritmo da subtração com reserva: a interpretação do professor para erros cometidos pelos alunos - Josivaldo Fernando dos Santos, Rosinalda Aurora de Melo Teles
- A Prática Pedagógica Docente na EJA - Karla Cybele Gomes Lira, Marta Santana da Silva, Eliete Santiago
- A disciplina educação e relações etnicorraciais no brasil e as implicações para a formação do (a) pedagogo (a) da UFPE - Katiane Cibele de Souza, Rebeca Bandeira dos Santos, Dayse Cabral de Moura
- O brincar de meninas e meninos na educação infantil - Keudma Cimélia Batista Paiva, Laís Ranielle Silva Andrade, Zélia Granja Porto
- Violência escolar: as preocupações expressas no projeto político pedagógico da escola - Laelcia Valadão, Marilene França, Laêda Bezerra Machado
- O uso do notebook pelo professor como ferramenta pedagógica em sala de aula - Leandro Wagner de A. da Silva, Sérgio Abranches
- Concepções de avaliação da aprendizagem segundo estudantes de licenciaturas diversas da UFPE - Luciana de Cassia Ferreira, Luciana de Araújo Correia, Fátima Maria Leite Cruz
- Projeto político pedagógico da escola e a participação de professores e equipes gestoras em sua (re)formulação - Mayara Sousa da Costa, Tamiris Patrícia da Silva, Eliete Santiago
- Educação e Espiritualidade: Contribuições da Abordagem de Ken Wilber para uma Educação Integral - Moisés Felix de Oliveira, Aurino Lima Ferreira
- Relação família e escola: o que pensam os professores da educação infantil - Nicemar de Assis, Taciana Carla, Michelle Beltrão Soares
- A inclusão escolar do estudante surdo cego em uma escola da rede pública estadual do Recife - Niviane Maria Pereira de Araújo, Wilma Pastor de Andrade Sousa
- Concepções de docentes do curso de pedagogia da universidade federal de Pernambuco sobre a educação das relações etnicorraciais na formação dos discentes - Ozilene de Albuquerque Wanderley, Roseli Ferreira de Andrade Silva, Dayse Cabral de Moura
- Gestão escolar democrática: uma ferramenta para (re)pensar a prática do gestor escolar - Reginaldo Francisco da Silva Filho, Ildo Salvino de Lira
- O dizer e o fazer dos professores alfabetizadores de moreno sobre o ensino da leitura com as obras complementares (PNLD) - Severino Tiago Cavalcanti Rocha, Juliana de Melo Lima
- Pedagogia Feminista: O Caso do Programa de Formação Sociopolítica “Cidadania e Direitos das Mulheres” - Suênia Pinto, Sandra Montenegro
- Carolina Maria de Jesus e a educação para a afirmação da identidade de mulheres negras - Tamires Carneiro da Silva, Mayra Euzebio dos Santos, Maria da Conceição dos Reis
2015.1
- A parceria família e escola para o desenvolvimento da autonomia e independência da pessoa com deficiência - Alcidélia Luiza Leite, Milena Mayara Silva da Hora, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Movimentos Sociais do e no Ciberespaço: a prática educativa Black Bloc na cidade do Recife em setembro de 2013 - Almerinda Araújo da Silva, Thamires Fernandes de Assunção, Aurenéa Maria de Oliveira
- Leitura literária e biblioteca escolar, um encontro com o livro formando leitores na educação infantil - Ana Carla Nascimento, Monaliza Holanda dos Santos, Fátima Lúcia Soares Ribeiro
- Contributos do componente curricular Avaliação da Aprendizagem para o desenvolvimento da Quarta Geração da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem estudantes do curso de Pedagogia - Ana Maria da Cunha Rego, Rayanna Monteiro de Araújo, Kilma da Silva Lima Viana, Kátia Maria da Cruz Ramos
- Letramentos de aluno com deficiência visual: um estudo de caso - Ana Raquel da Rocha Bezerra, Rosana dos Santos Silva, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Geometria na educação infantil: o que livros didáticos abordam? - Anaelize dos Anjos Oliveira, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
- Biblioteca pública: campo de atuação profissional de pedagogos? - Andréa Priscila Machado de Almeida, Viviane Marcela Pereira da Silva, Ester Calland de Sousa Rosa
- Juventude. Escola e educação no município de Recife (PE) evasão no ensino médio noturno e causas escolar na escola juventude - Bianca Alexandre dos Santos, Vanessa Ventura dos Santos, Ramon de Oliveira
- A concepção de trânsito por crianças do 1º ano do ensino fundamental: um estudo de caso - Caio César de Assunção Felix, Jéssica de Melo Ferreira Souza, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Direito à comunicação e empoderamento midiático pelos jovens: exercício, promoção e violação no espaço escolar - Camila Luiza Severo Guimarães, Joelma Andrade Melo, Doriele Andrade Duvernoy
- O bem-estar e mal-estar da pessoa com deficiência visual na escola - Cláudia Magalhães Rodrigues dos Santos, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Produção de texto no 5º ano: concepções de professores no processo da revisão textual - Dayane dos Santos Figueira, Polyana Roberta Pereira Barbosa, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
- A construção do conceito de tempo histórico por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental - Dayse Kássia da Silva Amorim, Laris Almeida de Sousa, Eleta de Carvalho Freire
- Roda de leitura e produção de inferências no grupo V da educação infantil: a mediação do professor - Deise Carla Oliveira Silva, Patrícia de Holanda Cavalcanti, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Contribuições da equoterapia para o desenvolvimento integral da criança autista - Elidiana Duarte, Wandely Barbosa, Sandra Montenegro
- Programa de saúde ambiental da cidade do Recife: uma análise documental sob a perspectiva da educação ambiental crítica - Fabiane de Lima, Petronildo Bezerra da Silva
- Construção da identidade profissional sob o olhar de professores da educação infantil - Gleice Aurea de Oliveira, Joelma Eustáquio de Farias, Zélia Granja Porto
- A participação docente na gestão de uma escola pública situada na região metropolitana do Recife - Grasiele Dáfilla Viana da Silva Porfírio, Nadja Lins Dias, José Everaldo dos Santos
- Alfabetização matemática: a intervenção por meio de um jogo no aprendizado das estruturas aditivas - Hayanne Wanderley Viard Borges, Nataly Carla Bezerra, Juliana Azevedo
- A questão do gênero na prática curricular escolar na educação infantil - Íris da Silva Jerônimo, Joyce Ludmile Tavares de Lira, Rosangela Tenório Carvalho
- A mordida na creche: quais os significados dessa expressão infantil? - Ivanilda da Silva Santana Nóbrega, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- O papel da escola no processo da reeducação das relações etnicorraciais - Joana Paula Gomes da Silva, Maria Carina Ferreira de Araújo, Auxiliadora Maria Martins da Silva
- Expectativas dos jovens matriculados nos cursos do Pronatec em relação ao mercado de trabalho - Judite Maria Lourenço, Juliane Francisca da Silva, Ramon de Oliveira
- O que pensam os alunos do 2.º ano do ensino fundamental sobre o ensino das histórias em quadrinhos? - Ladjane de Barros Santos, Juliana de Melo Lima
- A Escola Presidente Humberto Castello Branco e o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa: nos rumos de uma Educação Ambiental Crítica? - Laudiélcio Ferreira Maciel da Silva, Petronildo Bezerra da Silva
- O papel do professor como mediador de leitura e no uso dos materiais do PNBE e do PNAIC distribuídos às turmas do ciclo de alfabetização - Lívia Liliane S. dos Santos, Rosiane Alves da Silva, Ester Calland Sousa Rosa
- A Mediação de leitura literária no Ciclo da Alfabetização: um estudo a partir dos direitos de aprendizagem previstos no PNAIC - Malena Gonçalves de Arruda, Simone Santos Fidelis, Ester Calland de Sousa Rosa
- A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes da UFPE - Marcella Thaiane de Lima Silva, Laêda Bezerra Machado
- A atuação do pedagogo em espaços não formais de educação: um estudo a partir de Organizações Não Governamentais do Recife - Marcelle Claudia Tavares, Mayara Danielle Dias, Clarissa Martins Araújo
- O uso das bolsas de manutenção acadêmica: um estudo sobre os bolsistas do curso de pedagogia da UFPE - Márcio Raphael Nascimento Maia, Daniela Maria Ferreira
- O Ensino da Oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo a partir de Escolas Públicas do Recife - Maria Andrezza Torres de Araújo, Clarissa Martins Araújo
- Processos de socialização: religião e atividades remuneradas na trajetória universitária dos estudantes de Pedagogia da UFPE - Maria de Fátima da Silva, Mariana Alves Silva, Daniela Maria Ferreira
- A compreensão de crianças da educação infantil sobre classificação - Monik Nawany da Silva Barreto, Gilda Lisbôa Guimarães
- A ludicidade na prática docente: o que pensam os professores - Paloma de Andrade Alves, Regina Célia de Souza Feitosa, Michelle Beltrão Soares
- A experiência estética na constituição do sujeito: o que dizem as pesquisas em educação - Rafaela Dominique da Silva Albuquerque Maranhão, Karina Valença
- Relação família e escola e a importância desta parceria na aprendizagem das crianças - Renata Lúcia Freire Tavares, Adriana Cristina Cunha de Melo, Priscila Angelina Silva da Costa Santos
- Maternidade durante o processo de escolarização: reflexões sobre os direitos reprodutivos em uma instituição escolar pública - Stellamary Brandão Rodrigues Gaia, Jaileila de Araújo Menezes
2014.2
- O uso do material manipulativo e do cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação por alunos do 3º ano do ensino fundamental - Bárbara Ribeiro Ananias, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
- Adaptação Curricular: Elemento indispensável para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais - Como ocorre a adaptação curricular em uma escola inclusiva da RMR - Juliana Bertoldo Barreto, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
- “Pixe: educação popular de rua” - práticas educativas de jovens pixadoras/res da cidade do Recife - Maria Clarice de Farias Caminha, Sílvia Cristiana de Vasconcelos, Jaileila de Araújo Menezes
- O conselho escolar no gerenciamento dos recursos financeiros em escolas da rede municipal de Recife/PE - Gleicy Kelly Gonçalves da Costa, Lívia Mayana Andrade da Silva, Thaynah de Brito Barra Nova
- Perfil leitor de estudantes de pedagogia da UFPE - Juliana Darc de França, Poliana de Souza Ananias, Ester Calland de Sousa Rosa
- Representações Sociais do Ser Professor: um estudo com docentes da Educação Básica - Janilda Ribeiro de Lemos, Laêda Bezerra Machado
- A relação professor-aluno e sua influência no processo de ensino-aprendizagem - Giderlâyne Clemente do Nascimento Santos, Hortência da Conceição de Brito, Iágrici Maria de Lima Maranhão
- O jogo como recurso didático no processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Laíz Lopes da Silva, Rafaella Asfora Lima
- A influência da contação de histórias na educação infantil para a formação de leitores - Claudiane Maria da Silva, Edivani Ferreira da Silva, Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa
- A inclusão da pessoa com deficiência visual nas séries iniciais da rede regular de ensino - Ana Paula da Rocha Silva, Gigriola Karla da Silva, Tícia Cassiany Ferro Cavalcanti
- Violência doméstica contra a mulher: abordagens de gênero na escola - Janier Rodrigue da Silva, Luis Carlos Marques Sousa
- O trabalho pedagógico no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica) do tribunal de justiça de Pernambuco (TJ/PE): uma análise da formação do pedagogo para a atuação neste espaço - Lóide Alves Silveira, Tatiana Silva de Lima, Ana Cristina Baptistella
- A Educação prisional de jovens e adultos em análise: o que os alunos pensam sobre a escola que frequentam - Bárbara Raissa Bezerra de Melo, Mariana Gomes da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque
- A compreensão de professores sobre o uso das TIC como recurso pedagógico - Delcilene Maria da Silva, Sérgio Abranches
- Sentidos e significados que professoras atribuem a literatura infantil como um dos fatores de inclusão - Leilane Virgínia Silva de Oliveira, Marcela Gomes da Silva, Zélia Granja Porto
- O Livro Didático na Educação Infantil: um olhar sobre os limites e as possibilidades na prática pedagógica em escola da Rede Municipal de Ensino de Recife - Joana E. da Silva Neta, Maria do Carmo Costa, Clarissa Martins de Araújo
- Roda de leitura no berçário: investigando interações entre os bebês - Vanessa Leal dos Santos Ferreira, Fátima Lúcia Soares Ribeiro
- Estudos sobre a implementação da Lei 10.639/03 no curso de Pedagogia da UFPE - Vilma Maria do Nascimento, Auxiliadora Maria Martins da Silva
- Relações Etnicorraciais: Reflexões sobre os processos de bullying racial na educação infantil - Roberta Gleice do Carmo Silva
- Educação musical e inclusão de pessoas surdas: um estudo a partir dos batuqueiros do silêncio - Márcia Carolina da Mota Viana, Everson Melquiades Araújo Silva
- Jogos da consciência fonológica na educação infantil - Laudijane José de Sousa, Samantha Cristina L. da Silva, Fátima Lúcia Ribeiro
- “Dormi pesquisador e acordei professor”: Diferenças na trajetória de formação para a docência universitária - Amanda P. Lins Cavalcanti, Gérsica Cássia Ferreira Leite, Sérgio Abranches
- O brincar na educação infantil: da teoria à prática – estudo preliminar acerca da concepção de quatro professoras da educação infantil de escolas particulares da zona sul do Recife, sobre brincar em seu cotidiano pedagógico - Cynthia Bezerra de Melo Costa, Fátima Mirella dos Santos
- Relação entre a capacidade de verbalização de regras ortográficas e o nível de explicitação revelado por alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental - Cinthia Epitácio da Silva, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
- Conselhos escolares como instrumento de gestão democrática: uma análise em escolas de referências no contexto pernambucano - Bruna Lourenço de Oliveira, Ericka do Nascimento Rolim, Ana Lúcia Borba de Arruda
- Implicações da metodologia da psicogênese da escrita no diagnóstico dos níveis de escrita infantis - Ana Paula de Holanda Cavalcanti, Eliane Lemos de Oliveira, Artur Gomes de Morais
- O sistema de cotas na UFPE sob o olhar dos/as estudantes cotistas negros/as do curso de pedagogia - Alexsandra Cosme da Silva, Daniela Maria Ferreira
2014.1
- O uso do tablet dentro e fora da escola por alunos do Ensino Médio do Recife - Jaqueline Lins Dias, Tarciana Fernanda da Silva Correia, Patrícia Smith Cavalcante
- Pesquisando atividades sobre a Lei 10.639/03 desenvolvidas por docentes de História do Ensino Fundamental - Luiz Carlos Lopes de Albuquerque Filho, Antonio Constantino de Barros Neto, Auxiliadora Maria Martins da Silva
- Educação sexual na escola: possibilidade ou utopia? - Ana Paula da Silva Freitas, Aurino Ferreira de Lima
- As narrativas de alunos surdos do Ensino Fundamental II sobre a sala inclusiva - Gabrielle Silva de Holanda, Raquel do Carmo da Silva, Severina S. B. De Farias Klimsa
- Mercado de trabalho e pessoa surda: inserção e possível ascensão - Fábio Cabral de Lima, Severina S. B. de Farias Klimsa
- Professora na biblioteca: uma prática inovadora e renovadora na Rede Municipal de Recife - Camilla Amorim de Lima, Carla Raphaela Cavalcanti de Lemos, Ester Calland de Sousa Rosa
- As mudanças nos mecanismos de escolha dos gestores e suas implicações na autonomia e participação no âmbito escolar - Simone Andréa Lourenço, Edson Francisco de Andrade
- O conselho de classe como instrumento de avaliação formativa da aprendizagem - Rubia Cavalcante Vicente Magnata, Ana Lúcia Felix dos Santos
- O coordenador Pedagógico e as suas funções no contexto escolar: Funções burocráticas e administrativas ou funções pedagógicas? - Nathaly Silva de Melo, Darci Barbosa de Lira
- Escolha de diretores/gestores nas escolas da Rede Municipal de Camaragibe-PE - Alessandra Paulina de Mendonça, Luciana Rosa Marques
- Inclusão do aluno surdo na escola regular: na perspectiva do gestor e docente - Márcia Sá Rodrigues de Menezes, Severina S. B. De Farias Klimsa
- Significado e prática sobre gênero e sexualidade de professoras da Educação Infantil - Priscila Geâne Araújo Oliveira, Roberta de Kássia R. Rodrigues, Jaileila Menezes
- Conhecimentos de formandos em pedagogia da UFPE sobre ensino de grandezas e medidas - Ana Cecília Rocha de Oliveira, Rosinalda Teles
- A pedagogia organizacional: um campo de atuação do Pedagogo para além do âmbito escolar? - Acherle Varela Passos, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
- “E dá para aprender com isso?” Professores formadores e o planejamento pedagógico com as TIC - Vera Lúcia Bezerra Peixoto, Sérgio Abranches
- Educação e Liberdade em Júlio Castro - Jéssica Lima Queiroz, André Gustavo Ferreira da Silva
- Pega-Congelou: o corpo na Educação Infantil Rotina ou eventualidade? - Janina Sá Carneiro Ribeiro, Marli Bazilio dos Santos, Ana Marcia Luna Monteiro
- Bulliyng homofóbico: processos de superação por estudantes universitários - Claudia Marcia Von Sohsten Ribeiro, Jemyson Henrique Balbino da Silva, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Bem estar e qualidade de vida dos auxiliadores de desenvolvimento infantil em creches do Recife - Andreza Rosangela Araújo Sales, Márcia de Almeida Bartoluzzi Silva, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- A formação de instrutores de trânsito e suas implicações na atitude dos futuros condutores - Raquel Xavier dos Santos, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
- Acesso de crianças da Educação Infantil aos patrimônios históricos e culturais: concepções de professores e mediadores culturais - Amanda Maria Araújo de Oliveira Santos, Rafaela Maria da Silva, Zelia Granja Porto
- Gestão da Educação à distância na UFPE: Entraves e possibilidades - Fabiana Ferreira da Silva, Karina Siqueira Cunha, Ana Lúcia Borba de Arruda
- Contribuições do texto literário para a aprendizagem dos conhecimentos históricos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental - Denize Shirlei da Silva, Eleta de Carvalho Freire
- Programa escola acessível: o que aponta a realidade escolar - Edielson Gonçalves da Silva, Maviael Leonardo Almeida dos Santos, Ana Lúcia Borba de Arruda