Polos EAD Polos EAD

Página atualizada em 27/08/2024

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), contribui para a expansão e interiorização do Ensino Superior no estado, com os cursos de graduação, pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento na modalidade a distância, ofertados nos Polos de Apoio Presencial.

Os Polos de Apoio Presencial são locais estratégicos, mantidos por municípios ou estados, com infraestrutura acadêmica, pedagógica, tecnológica e administrativa, que oferece suporte às atividades de ensino e aprendizagem dos cursos a distância. Esses Polos desempenham um papel importante na ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, servindo como espaços de referência em suas comunidades. Nesses Polos, os estudantes encontram apoio para acompanhar os estudos e realizar atividades presenciais. Eles são parceiros fundamentais das Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que as instituições ofereçam cursos a distância em várias regiões do país.

Os Polos UAB são classificados como:

  • Polo Efetivo: mantido por um governo estadual ou municipal, que é responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos.
  • Polo Associado: mantido por uma IES integrante do sistema UAB, geralmente localizado em um campus de uma instituição.

Atualmente, a UFPE possui dois Polos Associados, localizados no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) em Caruaru e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) em Vitória de Santo Antão. Esses polos compartilham a infraestrutura disponível, como bibliotecas e laboratórios, exceto a sala da coordenação do Polo, que é um ambiente obrigatório e exclusivo da CAPES.

Em Pernambuco, seis instituições de ensino (UFPE, UPE, UFRPE, IF Sertão, IFPE e UNIVASF) e 32 Polos credenciados oferecem cursos a distância, conforme dados atualizados em junho de 2024 pelo SisUAB. A UFPE está presente em todas as mesorregiões do estado, operando em 27 Polos Efetivos e dois Polos Associados. Confira a localização dos Polos EaD UFPE no mapa de Pernambuco abaixo.

Mapa dos Polos

 

 
Estrutura Organizacional

 

Os Polos EaD UAB possuem uma equipe para garantir o funcionamento e o suporte necessários aos cursos ofertados, composta por:

  • Coordenador de Polo: indicado pelo mantenedor do Polo;
  • Assistente à Docência: indicado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), dependendo da quantidade de alunos no Polo;
  • Secretário(a) ou Apoio Administrativo;
  • Técnico(s) de Informática: fornecidos pelo mantenedor do Polo;
  • Técnico(s) para Laboratórios Pedagógicos: necessário caso o Polo disponha de laboratórios de biologia, química, física, ateliê de artes ou quadra poliesportiva;
  • Pessoal de Segurança: opcional, dependendo da necessidade de proteção de equipamentos;
  • Pessoal de Manutenção e Limpeza.

Coordenador de Polo

O Coordenador é um profissional graduado, responsável por administrar o Polo, cuidar da infraestrutura, e dar suporte tanto nas atividades de ensino quanto no acolhimento e manutenção dos alunos. Este profissional também garante o bom funcionamento do Polo, mantendo o diálogo com o mantenedor, as IPES e a DED/CAPES, para assegurar a continuidade do Programa Universidade Aberta do Brasil no município.

Principais atribuições do Coordenador de Polo

  • Coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do Polo.
  • Priorizar o uso da infraestrutura do Polo para as atividades da UAB.
  • Participar de capacitações e atualizações.
  • Elaborar relatórios semestrais das atividades do Polo para a UAB/DED/CAPES.
  • Acompanhar as atividades presenciais e a distância.
  • Gerenciar o recebimento de materiais e a distribuição de materiais didáticos aos alunos.
  • Zelar pela infraestrutura do Polo.
  • rticular o uso das instalações do Polo com as IPES e organizar o calendário das atividades dos estudantes no Polo.

Polos Associados

Nos Polos Associados, não é necessária a comprovação dos recursos humanos destinados, mas a indicação do Coordenador do Polo deve seguir as orientações da CAPES.

Para mais detalhes, visite o site da CAPES.

Estrutura Física

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes orienta que é necessário ter disponível no Polo de apoio presencial espaços gerais, como coordenação, secretaria e banheiros com acessibilidade; espaços de apoio como laboratório de informática e biblioteca (na ausência de biblioteca virtual); além de espaços acadêmicos, como salas de aula e laboratórios pedagógicos (se for o caso).

Infraestrutura necessária determinada pela Capes:

a) Espaços gerais do Polo UAB

  • Sala para coordenação do Polo UAB (obrigatório);
  • Sala para secretaria do Polo UAB (obrigatório);
  • Sala de reunião (opcional);
  • Banheiros (ao menos um feminino e outro masculino) com acessibilidade, conforme o que demanda as Leis nº 10.908, de 19 de dezembro de 2000, e nº 11.982, de 2009.

b) Espaços de apoio do Polo UAB (obrigatório)

  • Laboratório de informática com instalações elétricas adequadas (rede estabilizada);
  • Biblioteca física com espaço para estudos.

c) Espaços acadêmicos

  • Sala multiuso - para realização de aula(s), tutoria, prova(s), vídeo/webconferência(s) etc.;
  • Laboratório pedagógico (quando couber).

Os espaços acadêmicos podem estar situados em outros locais, a partir de convênios com outras instituições, desde que exista Termo de Cessão de Uso, assinado pelo proprietário do espaço, indicando os dias e horários de uso prioritário pelo Polo EaD UAB, porém, existe a obrigatoriedade de pelo menos uma sala de aula/multiuso nas instalações do Polo.

Tratando-se de um Polo associado, assume-se a utilização dos ambientes já existentes do campus pelos discentes, com exceção da sala da coordenação do Polo, ambiente esse a ser providenciado.

Um Polo EaD UAB deve ter uma infraestrutura tecnológica composta, basicamente, por:

  • Computadores em número mínimo de dez, porém, em quantidade adequada para atender o quantitativo de alunos (as) que se pretende atender no Polo;
  • Conexão à internet em velocidade adequada e wifi para todos os ambientes do Polo;
  • Ferramentas pedagógicas tais como data-show; lousa, podendo ser digital; e equipamentos para webconferência (webcam e microfone).

Por determinação da Capes, somente podem utilizar da infraestrutura do Polo, desde que não atrapalhem as atividades da UAB, entidades públicas, com prévia comunicação à DED/CAPES mediante o e-mail uabpolos@capes.gov.br, respeitando a prioridade para a UAB; ou seja, é estritamente vedada a utilização ou compartilhamento dos espaços e equipamentos do Polo com entidades privadas ou com fins lucrativos.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/uab

Como ser um parceiro da UFPE

 

Com o intuito de melhorar a articulação entre Instituições Públicas de Ensino Superior-IPES e os Polos UAB, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), criou no SisUAB, no módulo de Polos, a aba intitulada “Cursos Pretendidos” onde os Coordenadores de Polos podem indicar a demanda de cursos do referido Polo, com a possibilidade de atendimento já no próximo edital UAB a ser lançado pela Capes.

O Ensino a Distância da Universidade Federal de Pernambuco ressalta que a indicação dos cursos desejados na aba “Cursos Pretendidos” não elimina o processo de articulação dos mantenedores dos Polos junto às IPES.

Os Polos que desejam solicitar parceria com a UFPE devem enviar ofício contendo as seguintes informações:

  • Classificação Polo Apto AA;
  • Distância do Polo em relação aos municípios que atende;
  • O estudo de demanda (nome, endereço e e-mail) dos interessados nos cursos (planilha por curso);
  • Estudo de empregabilidade na cidade para pessoas graduadas nos cursos, (a empregabilidade se relaciona com a entrada e manutenção no mercado de trabalho do município);
  • Quantidade de alunos matriculados no Ensino Médio (poderá ser obtido junto à Secretaria de Educação do município);
  • Quantidade de professores na Educação Básica (poderá ser obtido junto à Secretaria de Educação do município).

Já os Polos que desejam a reoferta de cursos e já enviaram as documentações solicitadas, devem remeter apenas o estudo de demanda (nome, endereço e e-mail dos interessados nos cursos), a cada solicitação.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/uab